share

Curso destinado a pessoas com pouco ou nenhuma experiência em rapel, escalada, ancoragem, uso de mosquetões, cabos voltas e nós, segurança em altura, uso de cadeirinhas e balancinhos entre outros temas. Neste curso aprendemos as técnicas verticais para a prática segura de trabalhos em altura, equipamentos utilizados, legislação e técnicas de descida livre e comandada.

NR35 É uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura. Pode se considerar trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Uma das principais causas de graves acidentes de trabalho deve-se a problemas ocorridos com trabalhadores que atuam em áreas de diferentes níveis de altura. Preocupado com essa situação, o Ministério do Trabalho e Emprego implementou a Norma Regulamentadora 35. A precaução com trabalhos em altura é fundamental para evitar possíveis acidentes, muitos deles sendo fatais.

O curso de NR-35 Trabalho em Altura tem como finalidade educar para prática de Segurança do Trabalho em Altura, bem como estabelecer os procedimentos necessários para a realização deste trabalho, envolvendo o planejamento, a organização e a execução visa garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Nosso Curso de NR-35 Trabalho em Altura é elaborado e validado conforme exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.

Conteúdo Programático

  • Elaboração de nós (pelo menos 20 tipos e nós (oito, coelho, Laís de guia, volta do fiel, pescador, prussik, sete, marchard, direito, esquerdo, boca de lobo, salteador, cadeirinhas, monge, forca, sangue, carioca, algema, escota, azelha, etc...).
  • Freio 8, cadeirinhas, mosquetões, cabos, shunt, stop, gri-gri, ascensor, descensor, etc...
  • Auto resgate em operações.
  • Resgate e primeiros socorros em operações de risco.
  • Técnicas de ancoragens estruturais e improvisadas.
  • Técnicas de descida: tradicional, de frente e de cabeça para baixo.

Público Alvo

    Pessoas que buscam a melhoria de sua qualificação profissional, profissionais da área de segurança do trabalho, Profissionais da área de segurança profissional, Brigadista de emergência, Bombeiros Civis, enfim todas pessoas que preencham os pré-requisitos para atuar em Trabalhos em Altura.

Objetivo

    O Curso NR35 tem por objetivo fornecer aos supervisores, técnicos e trabalhadores, capacitação teórica e prática na realização dos trabalhos em altura. Tem como referência a NR 35 (Trabalho em Altura), as Normas Brasileiras Regulamentadoras – NBR’s e as regulamentações da OSHA – Safety and Health Ocupational Administration (EUA) e CEN – European Committee for Standardization (Europa).

Carga Horária

    Carga Horária de 40 horas.

Avaliação Final

    Ao término do curso, o aluno será submetido a uma avaliação teórica e prática (em campo de treinamento) onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Certificação

    Será conferido Certificado de realização do Curso, carteirinha de Técnicas em Altura.

Validade

    O curso tem válidade de 02 anos.